Dúvidas

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença infecto-contagiosa crônica mundialmente distribuída, causada pelo retrovírus da família Retroviridae, subfamília Lentivirinae.

A doença, incurável, afeta os leucócitos e sistema hematopoiético do animal infectado, podendo também não causar nenhum sintoma grave, o que ocorre nos animais assintomáticos.

A transmissão ocorre principalmente pela transferência de sangue dos animais infectados para animais sadios, em especial, através de vetores hematófagos.

Por se tratar de uma doença incurável, de sintomas graves como febres altas, hemorragias, anemia e perda crônica de peso e por ser transmitida por vetores, o controle, prevenção e epidemiologia da doença se revelam relevantes para o mercado equídeo.

Neste sentido, o diagnóstico laboratorial regular contribui tanto para o levantamento de dados das diferentes fazendas e levantamento epidemiológico nacional, como para o controle, isolamento e sacrifício de animais infectados diminuindo as chances de transmissão.
 

O Mormo é uma doença infectocontagiosa, de caráter zoonótico causada pela bactéria Burkholderia mallei. Manifesta-se através de febre alta, sinais respiratórios, corrimento nas narinas e nódulos subcutâneos e emagrecimento progressivo. Os animais contraem através de contato com lesões e secreções nasais, pús, urina e fezes. Além de material infectado de outro animal doente, como agulhas, embocaduras e esporas.

O MORMO é transmissível para o ser humano. A doença não tem cura! Somente veterinários habilitados podem realizar as coletas!